História

 

O Fanvideos Project teve suas atividades iniciadas em agosto de 2012 por dois estudantes do curso de comunicação social, com habilitação em publicidade e propaganda. A dupla teve a ideia de produzir um videoclipe musical com a colaboração dos fãs, com poucos investimentos financeiros em divulgações, o que se tornou um desafio maior. O primeiro trabalho do projeto envolveu a banda britânica The Beatles, com pessoas espalhadas por cinco continentes (Europa, Ásia, America do Sul, do Norte e a Central) que produziram materiais audiovisuais para homenagearem os garotos de Liverpool. Com o resultado positivo os estudantes decidiram tornar o projeto cujo título era "The Beatles Project" em "Fanvideos Project", para também produzir clipes com os fãs de outras bandas. Foram produzidos cinco clipes musicais, até o final de 2015, homenageando distintas bandas. O primeiro material que foi lançado em dezembro de 2012 teve como tema os britânicos The Bealtes, a música foi "All My Loving", quase um ano depois, em novembro de 2013 o segundo clipe foi lançado, à banda norte americana Guns N' Roses  embalou com a música "Better", no terceiro a banda tema foi brasileira, Charlie Brown Jr. com a música "Lugar ao Sol", teve seu clipe lançado em 6 de Março de 2014, dia que completava um ano de falecimento do cantor e compositor da banda Alexandre Magno (Chorão). A próxima homenageada, foi o grupo de rock brasiliense, Legião Urbana, escolhida para ser tema do quarto clipe, com a música "Tempo Perdido"[4], o lançamento foi em Outubro de 2014. Por fim,  o Fanvideos, contou com a produção envolvendo as primeiras bandas de reggae do projeto, O Rappa, com a música  "Anjos (nunca tem fim)"  lançado no dia 01 de Outubro de 2015 e o clipe da banda S.O.J.A (Soldiers of Jah Army), com a música I Believe, lançado em 16 de Abril de 2016.  

 

Como Funciona?

 

O Fanvideos Project é um projeto audiovisual, que propõe a produção de clipes com a colaboração dos fãs para bandas e artistas. A produção dos clipes de fãs do Fanvideos  funcionam da seguinte maneira: O fã grava um vídeo de no mínimo 10 segundos, da maneira que deseja (dançando, tocando algum instrumento com placas que emitam alguma mensagem, fazendo gestos marcantes do seu ídolo, expondo seu amor, etc); a partir daí é feito um processo de seleção do material, e depois, já na edição, eles são agrupados em um só vídeo, formando uma homenagem audiovisual dos fãs e do Fanvideos Project ao artista ou à banda escolhida. A escolha da banda se concede pelos organizadores do projeto, que se baseiam em dados a partir de estudos, pesquisas bibliográficas e enquetes para encontrar um "porquê" homenagear determinada banda. O “porquê” poderá ser o aniversário de um certo artista, datas que marcam fatos históricos, o dia de falecimento, etc. Sempre visando à data de lançamento, o artista ou banda deverão ser escolhidos três meses antes da data, pois assim há tempo necessário para planejar e executar as ações de marketing e publicidade.

Dados do Projeto

Atualmente, o Fanvideos Project conta com mais de 20 mil visualizações das produções finalizadas, de acordo com os medidores do site de rede social Youtube. O Clipe do Guns N' Roses até o presente momento tem o maior número de visualizações, a quantidade ultrapassam os dez mil, o projeto dos Beatles e o do Charlie Brown Jr, conta com mais de três mil visualizações, o do Rappa e S.O.J.A, com mais de duas mil, e o do Legião Urbana com mais de mil testemunhas, esses números são baseados de acordo com os medidores do Youtube.

O projeto até o instante (Julho/2017) recebeu 210 vídeos, que foram divididos entre as seis campanhas, para produção do clipes dos Beatles ,  Guns N' Roses, Rappa, Charlie Brown Jr, Legião Urbana e S.O.J.A. Os vídeos foram originados por cinco (5) continentes, a Europa, a Ásia, a America do Sul, América do Norte e a América Central, foram representados pelos fãs. Desse continentes derivou-se sete (7) países, assim, 196 vídeos foram gravados no Brasil, Portugal foi responsável por 7, os Estados Unidos da América e a Rússia por dois (2) cada,  o Canadá, Japão e o México por um (1) vídeo.

  • Facebook
  • Twitter
  • Canal
  • Instagram